quinta-feira, 17 de outubro de 2024

16ª AULA: ERATÓSTENES E A OBSERVAÇÃO!

Visto que o Professor Ovídeo, colega da área da Matemática, está trabalhando noções de Trigonometria com os alunos dos oitavos e nonos anos, na aula de hoje, buscando uma certa multidisciplinaridade, foi proposto o seguinte trabalhos para os alunos:

- Eles deveriam ler o texto "Medir a circunferência da Terra: Eratóstenes (276-194 a.C.)", à página 22 (16 do ".pdf"), e, em seguida, responder à seguinte pergunta:

Qual foi a etapa do Método Científico mais importante para que Eratóstenes fizesse a sua descoberta?

Texto e livro solicitados podem ser acessados, ::: AQUI :::.

As respostas corretas, corrigidas e aprovadas pelo professor, desde o caderno dos estudantes, deveriam ser publicadas, por eles mesmos, respectivamente, nas Jornadas de Aprendizagens correspondentes.

Aspecto da Matemática (Trigonometria) envolvida no cálculo de Eratóstenes.
(Fonte: HART-DAVIS, Adam et al. O livro da ciência. São Paulo: Globo Livros, 2014, p. 22)


quinta-feira, 22 de agosto de 2024

15ª AULA: ELABORAÇÃO DE PESQUISA PARA O II SALÃO DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA, DA EMEF PORTO NOVO! Nesta aula, o professor ce

 Nesta aula, o professor cedeu os períodos para que os estudantes pudesem trabalhar em suas pesquisas para o II Salão & Semana de Iniciação Coentífica, da EMEF Porto Novo, que ocorrerá no final de setembro.

Assim, o objetivo foi o de "Possibilitar 'aos estudantes [que eles] ampliem sua compreensão sobre a vida, o nosso planeta e o universo, bem como sua capacidade de refletir, argumentar, propor soluções e enfrentar desafios pessoais e coletivos, locais e globais." (BNCC 472): pesquisas de assuntos a serem abordados pelos estudantes em suas produções".

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

14ª AULA: ELABORAÇÃO DE PESQUISA PARA O II SALÃO DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA, DA EMEF PORTO NOVO!

Nesta aula, o professor cedeu os períodos para que os estudantes pudesem trabalhar em suas pesquisas para o II Salão & Semana de Iniciação Coentífica, da EMEF Porto Novo, que ocorrerá no final de setembro.

Assim, o objetivo foi o de "Possibilitar 'aos estudantes [que eles] ampliem sua compreensão sobre a vida, o nosso planeta e o universo, bem como sua capacidade de refletir, argumentar, propor soluções e enfrentar desafios pessoais e coletivos, locais e globais." (BNCC 472): pesquisas de assuntos a serem abordados pelos estudantes em suas produções".

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

13ª AULA: PESQUISA DE ASSUNTO PARA A "2ª SEMANA E SALÃO DE I.C.", DA E.M.E.F. PORTO NOVO!

Nesta aula, o professor disponibilizou os dois períodos de Iniciação Científica, para que os estudantes pudessem escolher o assunto de pesquisa a ser apresentado na "2ª Semana e Salão de Iniciação Científica", da E.M.E.F. Porto Novo.

Deste modo, possibilitou-se aos estudantes, que eles ampliassem, através de pesquisas, as suas compreensões sobre a vida, o nosso planeta e o universo, bem como, usassem a sua capacidade de refletir, argumentar, propor soluções e enfrentar desafios pessoais e coletivos, locais e globais. (cf. BNCC, p. 472).

quinta-feira, 18 de julho de 2024

12ª AULA: CIÊNCIA E CAPITALISMO: QUAIS AS RELAÇÕES?

Nesta aula, os aunos foram convidados a pesquisarem as relações possíveis entre o Capitalismo e a Ciência: nasceram juntos? No que um impactou em outro? Quais mudanças permitiram a emergência de um e de outro?

Para tanto, foi proposto o tema: Ciência e Capitalismo!: Leitura, etudo e problematização a respeito da relação entre o saber científico e a Economia, nomeadamente, o Capitsliamo.

Imagem ilustrativa propondo, de modo representativo, a relação entre Ciência e Capitalismo.
 Fonte: Brevíssima nota sobre ciência e Capitalismo, Mundo de Oz: São Paulo, 2016. Disponível em: <https://mundodeoz.wordpress.com/2016/12/17/brevissima-nota-sobre-ciencia-e-capitalismo/>. Acesso em: 19 de jul., 2024. 


quinta-feira, 4 de julho de 2024

11ª AULA: OLIMPORTO!

Aula disponibilizada para que os alunos trabalhassem na elaboração da bandeira do México; país sorteado para que a turma participe das Olimpíadas da Poro novo.

quinta-feira, 13 de junho de 2024

10ª AULA: AUTOAVALIAÇÃO!

Nesta aula, no primeiro período, os alunos foram encaminhados à Biblioteca, onde participaram de uma dinâmica de "Roda de Leitura", conduzida pela professora Maria Luiza. O livro que está sendo trabalhado intitula-se "A Saga de um Rei", de Ieda de Oliveira.

Arte que ilustra a capa do livro "A Saga de um Rei", de Ieda de Oliveira; as ilustrações do livro são de Rui de Oliveira

De volta à sala de aula, no segundo período, os alunos trabalharam na elaboração de um texto que constituía a sua autoavaliação

sexta-feira, 7 de junho de 2024

9ª AULA: CONCLUSÃO DA ATIVIDADE SOBRE "DESASTRE E RESILIÊNCIA"!

Desde o dia 26 de abril, os alunos estavam sem as aulas de Iniciação Científica. Isso, como se sabe, em virtude da maior catástrofe climática do estado do Rio Grande do Sul. No retorno, terça-feira, dia 03, no período de Geografia (um período só), o professor fez toda uma explicação a respeito dos fatores internos e externos que serviram de causa para todo este desastre ambiental. 

Feito isso, o professor entrou em uma conversa franca com os alunos a respeito de o quanto o desastre impactou em suas vidas.

Para encaminhar o final da aula, o professor propôs a leitura do texto "Três dias para ver", da filosofa estadunidense, Helen Keller (1880-1968), respondendo, em seguida: "o que Keller tem a nos der hoje? Que mensagem podemos tirar do texto dela, bem como de sua vida?".

Assim, na aula de hoje (dois períodos, intercalados), os alunos trabalharam na conclusão desta tarefa.

Digno de nota, e aqui está o Link com a Iniciação Científica, é que foi feita apropriadamente a explicação do conceito de resiliência, que advém das Ciências, da Física e da Ciência de Materiais.

Ainda que bastante pontual e pequeno, esperava-se que o aluno, alcançasse alguns entendimentos, fazendo conexões, tais como: as dificuldades impostas pela hecatombe trouxeram sofrimento. Sim. Isso é fato. Entretanto, temos total capacidade de nos recuperarmos. Keller nos ajuda a ver isso; ajuda a que olhemos melhor a Natureza, bem como, a que nos descubramos muito felizes por termos os nossos sentidos intactos. Tudo isso, nos dá o estímulo e a propriedade de nos recuperarmos.


N.B.:
Charles Darwin (1808-1882) é conhecido como o "pai" da Teoria da Evolução das Espécies".

quinta-feira, 6 de junho de 2024

8ª AULA: CATÁSTROFE E SESILIÊNCIA!

Em virtude da maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul, os alunos estiveram sem aulas de Iniciação Científica, desde o dia 25 de abr., até a presente data.

Assim, na aula de hoje, os estudantes da turma 92 concluíram uma atividade iniciada no dia 03, terça-feira, quando tiveram somente um período de Geografia.

Os alunos deveriam, então, ler o texto "Três dias para ver", da filosofa estadunidense Helen Keller (1880-1968), pesquisar sobre a vida da autora, e, em seguida, responder: o que Keller tem a nos dizer hoje? Qual mensagem podemos retirar, desde o seu texto e da sua história, para a nossa vida?

A medida em que as produções dos alunos iam ficando prontas, o professor ia orientando a eles pesquisarem sobre o conceito de resiliência, e, também, com base nele, acrescentar este entendimento numa produção textual a ser publicada na Jornada de Aprendizagens, tal qual o exemplo disponibilizado, ::: AQUI :::.

quinta-feira, 25 de abril de 2024

7ª AULA: RECUPERAÇÃO (REESCRITA)!

A aula de hoje foi uma espécie de recuperação. Os alunos, uma vez tendo sido informados de a quantas andam as suas avaliações, o que foi feito na aula anterior, bem como, devidamente registrado em formulário específico, passaram a reescrever o que precisava ser reescrito.

quinta-feira, 18 de abril de 2024

6ª AULA: CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO PROVISÓRIA DO 1º TRI.!

Nesta aula, o professor concluiu as avaliações das produções feitas até aqui na disciplina de Iniciação Científica. Os alunos foram orientados, seus textos foram corrigidos, bem como, o cyberspace das Jornadas de Aprendizagens foi (re)construído com os alunos. 

quinta-feira, 11 de abril de 2024

5ª AULA: INÍCIO DA AVALIAÇÃO PROVISÓRIA DO 1º TRI.!

Nesta aula o professor avaliou as produções feitas até aqui pelos estudantes. 

Foi dado início à cobrança da conclusão, de modo pertinente, das mesmas, bem como, das publicações delas nas Jornada de Aprendizagens.

quinta-feira, 4 de abril de 2024

4ª AULA: AS ETAPAS DO MÉTODO CIENTÍFICO PRESENTES NAS INVESTIGAÇÕES DE WILLIAM GILBERT (1544-1603)!

Nesta aula, em nível de "retomada"/ "recomposição", os alunos, desde os seus "Chromebooks" e do "espaço virtual" do Google Classroom, leram dois textos, a saber: 

➟ o (i) retirado de "MACHADO, Sídio. Biologia para o ensino médio: volume único. São Paulo: Scipione, 2003, p. 13-14", que relembra as etapas do Método Científico, bem como, 

➟ o (ii) retirado de "HART-DAVIS, Adam et al. O livro da ciência. São Paulo: Globo Livros, 2014, p. 44", que retrata os problemas, hipóteses e experimentações propostos pelo médico (e geólogo) inglês, William Gilbert (1544-1603).

Em seguida, (iii) os alunos elaboraram um texto destacando todas as etapas do Método Científico, presentes no segundo texto acima citado.

Os textos, uma vez prontos, serão publicados na seção Iniciação Científica (e.g. o texto de Arthur Maciel), das Jornadas de Aprendizagens dos estudantes!

O objetivo desta aula girou em torno de possibilitar que os alunos percebessem que, em Ciências, o elemento "sorte" não é muito considerado; o "avanço de Gilbert não surgiu de um lampejo de inspiração, mas de 17 anos de experiências meticulosas" (HART-DAVIS, 2014, p. 44), bem como, pretendia-se que os estudantes se dessem conta da presença das etapas do Método Científico em todo o trajeto de pesquisas do então médico da rainha Elizabeth I (1533-1603).

Por outros termos, pretendia-se reconhecer os conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como, a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investiga o científica (cf. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): a educação é a
base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018, p. 09. Fonte: Dispon vel em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 04 de abr., 2024, p. 321.

Curiosidade sobre a experimentação no pensamento de Gilbert (1544-1603)! 


quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

1ª AULA: IDEIAS-FORÇA!

Nesta primeira aula o professor se apresentou, comunicou o seu método avaliativo, bem como, explicou as "normativas para os alunos", com base no que foi construído pela escola.

Passou, também, através de aula expositiva dialogada, às explicações a respeito das Ideias-Força.

5ª AULA: O NASCIMENTO DA CIÊNCIA E O SEU MOTOR: O PÁTHOS!

Nesta aula, o professor instruiu a respeito do nascimento da Ciência , tomando como ponto de partida uma Escola , por assim dizer, Ocidental...